BLC3: Incubadora de Oliveira do Hospital no Top 10 Europeu

A BLC3, de Oliveira do Hospital, acaba de ser distinguida com o prémio Top University Business Incubator numa competição que envolveu 117 incubadoras europeias. Com o nono lugar, a BLC3 foi a única incubadora portuguesa a aceder ao top ten deste ranking.

O Top University Business Incubator é considerado o ranking de referência das melhores incubadoras de empresas ligadas ao meio universitário. O prémio de 2015 foi atribuído pela UBI Global e pela I3P – Incubadora de Empresas Inovadoras do Politécnico de Turim numa conferência internacional realizada a 26 e 27 de outubro em Turim, em Itália.

A Associação BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro, BLC3, é uma associação sem fins lucrativos, localizada em Oliveira do Hospital, que desenvolve atividades de (1) investigação e intensificação tecnológica de excelência, (2) incubação de ideias e empresas e (3) apoio ao tecido económico.

João Nunes, Engenheiro Mecânico, aos 28 anos teve a iniciativa de criar a BLC3 como medida de combate a desertificação e envelhecimento da população na região interior centro e em 2010 foi-lhe dada a possibilidade de avançar com o projeto. Esta é a primeira e única entidade em Portugal criada para o desenvolvimento e industrialização das Biorrefinarias (2ª e 3ª geração) e da Bioeconomia e “Smart Regions”. Atualmente com 33 anos, o João é o Presidente e CEO da entidade.

A BLC3 funciona em duas valências: Centro de Tecnologia e Inovação e Incubadora de Empresas. A primeira remete para a valorização dos recursos endógenos através da tecnologia, contando com 22 projetos de I&DT (exemplo de alguns apresentado à frente), correspondendo à criação de 25 postos de trabalho (jovens investigadores com mestrado e doutoramento). No espaço da Incubadora, a BLC3 conta com 18 empresas/projetos incubados que correspondem a 31 postos de trabalho. É importante relembrar que o principal problema da região interior do país, está na fixação de jovens, uma vez que cada vez menos existem ofertas adequadas aos seus níveis de formação. A BLC3 contudo está a contrariar essa tendência e pretende continuar a captar jovens para as regiões mais periféricas.

As linhas estratégicas da BLC3 pretendem promover o desenvolvimento da Bioeconomia e “Smart Regions”:

• Desenvolver e ligar o conhecimento aos problemas e oportunidades dos territórios;

• Fixar massa crítica e jovens;

• Alavancar a atividade económica através dos seus recursos;

• Melhorar a qualidade de vida das populações; e

• Promover o uso sustentável do espaço territorial de forma SMART e eficiente.

A BLC3 dispõe de uma estrutura e rede de excelência internacional composta por 55 entidades de 9 países europeus e mais de 115 investigadores e cientistas de excelência. Destaca-se, como por exemplo, o Conselho Superior de Investigação Científica de Espanha (CSIC), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET), Instituto Superior de Ciência Sociais e Políticas, Instituto de Tecnologia Química e Tecnológica (ITQB), Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), Universidade de Coimbra, Universidade de Jaén, Universidade do Minho, Universidade do País Basco, National Research Council (CNR), entre muitas outras entidades tecnológicas e também empresarias.

Prémios:

2013 – Prémio Excelência: Tecnologia e Inovação, atribuído pela Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital

2014 – 2º lugar nacional nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA) na área de “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos”..

2015 (Outubro): Top 10 University Business Incubator (Europe)

2015 (Novembro) World Top 25 University Business Incubators

Date: 2015-11-29

Source: Excelência Portugal

URL: http://excelenciapt.com/site/?p=4802