REPORTAGEM: Centro de inovação BLC3 desenvolve pinheiros mais resistentes à seca

Pinheiros do Campus de Tecnologia e Inovação BLC3, em Oliveira do Hospital, precisam de menos de metade da água habitual.

O Campus de Tecnologia e Inovação BLC3, no concelho de Oliveira do Hospital, desenvolveu pinheiros mais resistentes à seca, que precisam de menos de metade da água habitual para conseguirem a mesma produtividade e desempenho.

“Conseguimos criar pinheiros mais resilientes e com melhor qualidade genética, através de uma abordagem ao nível genético e da biologia molecular, com a criação de situações de stress induzidas e controladas. A conjugação destas duas dimensões permite ter plantas mais preparadas e resilientes às alterações climáticas e aos riscos fitossanitários, não esquecendo a valorização da biodiversidade e da genética”, evidenciou o presidente da BLC3.

Em declarações à agência Lusa, João Nunes explicou que este melhoramento genético das plantas, para depois serem transplantadas para ecossistemas agrícolas ou florestais, foi desenvolvido ao longo de dois anos por três cientistas da BLC3.

“Conseguimos plantas em que é possível poupar 50 a 60% de água em relação ao normal, o que é muito bom, tendo em conta que se consegue a mesma produtividade e desempenho. Tivemos exemplares em que conseguimos mesmo obter resultados muito importantes e novos, de rebentaram após secarem e em situação extrema de stress hídrico”, apontou.

Estes “super pinheiros” foram plantados há 15 dias em Oliveira do Hospital, em fila e com o devido espaçamento entre eles.

Date: 2022-03-06

Source: AGROPORTAL

URL: https://www.agroportal.pt/centro-de-inovacao-blc3-desenvolve-pinheiros-mais-resistentes-a-seca/