Os rostos que estão a mudar o interior

São pessoas que fazem a diferença no coração de Portugal. Dinamizam iniciativas para dar vida a aldeias quase fantasma, divulgam planícies a perder de vista com céus estrelados e gastronomia com sabores inigualáveis. E todos eles acreditam que a inovação pode ligar-se ao mundo a partir de qualquer recanto deste jardim à beira-mar plantado.

João Nunes, Presidente e CEO da BLC3

"É preciso acabar com os rótulos no interior", defende João Nunes, o mentor da BLC3, campus de tecnologia e inovação com sede em Oliveira do Hospital.

Depois de ter ido estudar para Coimbra, o jovem regressou às origens com um doutoramento na bagagem e muita vontade de mudar mentalidades.

"Quando afirmava que gostava de criar um centro de investigação no interior olhavam-me com estranheza."

Aos poucos, mobilizou apoios e concretizou a ideia. O sonho cresceu e o engenheiro aposta tudo no projeto único de uma biorrefinaria. O objetivo é valorizar os recursos da floresta através da transformação do mato

inculto (por exemplo, a giesta e a carqueja) num substituto do petróleo ou em derivados do produto.

O projeto tem já uma pré-candidatura aprovada a fundos comunitários para a demonstração industrial, no valor de 125 milhões de euros.

"Portugal tem um problema tão grande com os incêndios que é necessário valorizar a biomassa que está associada a esses fogos sem comprometer outras atividades económicas.

É muito importante valorizar o que a terra dá, apostando no desenvolvimento territorial e na condição de atividades económicas ligadas aos recursos locais", alerta.

Numa região com grande área de floresta e, por isso, fortemente atingidas pelos incêndios do ano passado, esta é uma oportunidade para criar mais empregos e combater a desertificação.

Para fixar no interior pessoas com formação qualificada ou superior é importante criar postos de trabalho. "90% dos meus colegas do 12º ano foram estudar para fora. Há muito aquela ideia do 'nasci aqui', mas estudar numa cidade maior e voltar à própria terra é mal visto. É um problema cultural", considera João Nunes, que dinamiza também, na BLC3, uma incubadora de empresas que reúne 22 jovens empreendedores. Um bálsamo para a economia da região.

Texto - Ana Sofia Calaça | Fotografia - Artur

Date: 2018-05-01

Source: Revista Montepio - Primavera 2018

URL: https://www.montepio.org/vantagens-montepio/publicacoes/revista-montepio/