Inauguração das instalações da BLC3 em Macedo de Cavaleiros

Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros acolhe no próximo dia 21 de junho, pelas 11 horas, a sessão de inauguração das instalações da Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação (BLC3) no Edifício SideUp.

Organizado pelo Município de Macedo de Cavaleiros e pela BLC3, esta sessão conta com a presença do secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, além do presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, e do CEO da BLC3, João Nunes.

A BLC3 é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve atividades de investigação e intensificação tecnológica de excelência, incubação de ideias e empresas, e de industrialização de conhecimento. Tem como missão, ser líder, ao nível da investigação e inovação, no desenvolvimento de soluções de Bioeconomia Circular e Economia Circular, tendo como projeto ancora o desenvolvimento de tecnologias de biorefinarias para a valorização de matos e incultos, resíduos florestais e agroalimentares.

O polo da região Norte da BLC3 tem como objetivo promover empreendedorismo qualificado e criativo na região, assim como, desenvolver atividades de inovação orientada para os problemas e oportunidades do território, em parceria com as entidades da região. Irá ter espaços de incubação física de projetos e ideias de negócio, assim como, laboratórios para desenvolver inovação, com destaque para o setor agroalimentar, florestal, biotecnologia vegetal, novos materiais, entre outros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, “este é o concretizar de uma parceria que entendemos como fundamental para potenciar a instalação de novas empresas no nosso concelho e assim contribuir para o desenvolvimento económico não só do Município de Macedo de Cavaleiros, como do próprio Nordeste Transmontano”.

No entender de João Nunes, CEO da BLC3, a parceria desenvolvida com o Município de Macedo de Cavaleiros “permitiu criar condições para o nascimento de um ecossistema de inovação na região, sendo que já existem cinco projetos de investigação e empreendedorismo em desenvolvimento com entidades da região, como o Instituto Politécnico de Bragança, o COLAB More, o Brigantia e o NERBA, sendo objetivo cooperar ainda mais com outras entidades”. “É importante, em particular nas regiões interiores, trabalhar em rede e ganhar escala de competitividade, assim como, apostar em jovens com perfil e capacidade de resiliência empreendedora”, salienta

Date: 2019-06-20

Source: Notícias do Nordeste

URL: https://www.noticiasdonordeste.pt/2019/06/inauguracao-das-instalacoes-da-blc3-em.html