Campus tecnológico BLC3 não tem mãos a medir face às solicitações

O Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira de Hospital (BLC3) está a atravessar uma “crise” de crescimento rápido, consequência do impacto positivo que teve o prémio europeu RegioStars, atribuído no ano passado pela Comissão Europeia.

O prémio recebido foi na categoria de Crescimento Sustentável: Economia Circular. Agora, o presidente

da BLC3, João Nunes, explica que este prémio de reconhecimento europeu – “um verdadeiro Oscar em inovação – acabou por dar um grande “empurrão” no crescimento e reconhecimento do Campus de Tecnologia e Inovação, situado em Oliveira de Hospital. "Levou-nos a uma crise de crescimento e falta de capacidade de resposta, o que fez com que tivéssemos de aumentar os recursos humanos. Aumentámos os recursos humanos em 15%, tendo passado de 30 para 35 e, neste momento, temos quatro doutorados, seis em doutoramento e os restantes quase todos com nível mestrado”, informou.

O impulso do Oscar da inovação, atribuído pela Comissão Europeia, proporcionou ainda a abertura de caminho para a ligação a empresas e fez com que a BLC3 começasse a ser chamada para o envolvimento

e apoio à decisão de projetos importantes, por parte da Comissão de Coordenação, Fundação Ciência e Tecnologia, GGPQ (Desafio Societal n2 do fundos Europeus do H2020) e Ministério da Ciência.

Surgiram também convites de integração em cinco projetos internacionais, quatro nacionais e para a coordenação de 10 projetos de investigação e inovação muito ligados à economia circular e bioeconomia.

"Ainda montámos um grande projeto mobilizador em economia circular, com mais de 160 pessoas de investigação e inovação nacional, de um conjunto de 14 universidades e Centros I&I e 14 empresas”, acrescentou.

O presidente da BLC3 evidenciou que muitas pessoas duvidavam do sucesso do projeto, o que fez com que tivessem recebido imensas visitas e pedidos para ver a tecnologia de produção de biopetróleo através de matos e incultos e resíduos agroflorestais.

Um ano depois do prémio RegioStars, a BLC3 voltou a Bruxelas para participar na Semana Europeia das Regiões e das Cidades, que terminou ontem, com o intuito de partilhar experiências deste exemplo de aplicação de fundos europeus.

Date: 2017-10-13

Source: Diário das Beiras

URL: http://www.asbeiras.pt/Edicao_Diaria/diario.php?Link=59c15deaa12cd85942ef1db8c94ea3d4_29867%2629867%26CLT142%26EXT5187%2620171013